Fania Records



Fragmentos da História da Salsa: Fania Records

Há uma reivindicação cubana quanto ao surgimento do termo “Salsa”, pois, em 1933, o cubano Ignácio Piñeiro interpretava uma canção chamada “Echale Salsita”, em que ele introduzia o trompete pela primeira vez em um “Son”. Não se encontram, entretanto, registros de continuidade da utilização do termo “salsa” como determinação de um gênero específico. Na realidade, palavras como candela, salsa, azucar, sabor, eram nomes utilizados pelos músicos como forma de interjeição, principalmente na seção do montuno, para que os músicos incendiassem, ou seja, aumentassem a energia do que estavam tocando.
O que pode-se afirmar, sem dúvidas, é que o termo Salsa foi firmado como denominação de um gênero, graças a uma jogada comercial da gravadora Fania Records no início dos anos 70 em Nova Iorque.

A gravadora Fania Records foi fundada na cidade de Nova Iorque pelo advogado Jerry Masucci e pelo músico e compositor dominicano Johnny Pacheco. O objetivo deles era popularizar a música latina ao público em geral e criar uma grande explosão da salsa.
A Fania começou como um selo independente - era o próprio Johnny Pacheco que, com seu carro, fazia a distribuição para as lojas. Em 1968, como uma grande jogada comercial, Johnny reuniu grandes estrelas da música e os promoveu com o nome "Fania All Stars" em shows e gravações. Esses artistas compartilhavam o mesmo palco e ao mesmo tempo fundiam ritmos afro-cubanos, boogallo, latin jazz e latin soul entre outros diversos estilos, do mambo e rumba à plena e bomba portoriquenha.
Não é necessário dizer que os esforços valeram à pena.


Lista dos artistas da Fania:

*Ray Barretto
*Willie Colón
*Celia Cruz
*Hector Lavoe
*Eddie Palmieri
*Ruben Blades
*Tito Puente

Outros artistas que participaram da Fania: Adalberto Santiago, Andy Montañez, Barry Rodgers, Bobby Cruz, Bobby Rodriguez, Bobby Valentin, Harvey Averne, Hector “Bomberito” Zarzuela, Ismael Miranda, Jimmy Sabater, Joe Bataan, Johnny Pacheco, Jorge Santana, Jose Cheo Feliciano, Larry Harlow, Larry Spencer, Louie Ramírez, Luis "Perico" Ortiz, Manu Dibango, Nicky Marrero, Orestes Vilato, Papo Lucca, Pete "El Conde" Rodriguez, Ralph Robles, Ramon Mongo Santamaria, Ray Barretto, Renaldo Jorge, Ricardo Richie Ray, Roberto Roena, Santitos Santos Colon, Victor Paz e Yomo Toro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patrick Oliveira e Fabiana Terra

Patrick Oliveira e Fabiana Terra foram finalistas por 4 anos consecutivos, 2007 a 2010, do campeonato mundial Salsa Open disputado em Porto Rico. Além do currículo de dançarinos e competidores, como instrutores em 2008, 2009 e 2010 ministraram aulas no Puerto Rico Salsa Congress e são professores da Cia Terra, renomada escola de dança de São Paulo.

Individualmente, os dois dançarinos têm formações complementares e que agregam valor ao trabalho em dupla:

Fabiana Terra é considerada uma das melhores professoras de dança do país, com experiência em ballet clássico, ginástica olímpica e 16 anos de formação na dança de salão. É sócia-diretora e professora da Cia Terra, jurada credenciada do Salsa Open e professora de congressos internacionais. Referência também em outros ritmos, participa de programas de televisão, videoclipes, congressos, shows, encontros e eventos de dança de salão. Participou como professora e dançarina do cruzeiro temático Dançando a Bordo de 2005 a 2010 e, foi coreógrafa dos programas Bailando por um Sonho e do 1o Campeonato Brasileiro Dança (SBT), entre outros trabalhos. Já esteve ministrando aulas e fazendo shows em diversos países como: Alemanha, Japão, Porto Rico, Argentina e Venezuela.

Patrick Oliveira, além da formação de nove anos em dança de salão, fez cursos de ballet clássico, contemporâneo, hip hop e rumba. Especializado em salsa, teve aula com os principais nomes do ritmo no mundo, entre eles Tito e Tamara, Eddie Torres, Dicky Colón, entre outros. É considerado um dos dançarinos com mais "sabor" do Brasil, sendo requisitado para aulas e shows por todo o país. Esteve em diversos eventos de grande porte no Brasil e no exterior em países como Argentina, Venezuela e Porto Rico.
Foi coreógrafo de uma ala especial da escola de samba Águia de Ouro, no carnaval de 2010.
Juntamente com Fabiana, atuou como diretor artístico do cruzeiro temático "Movida Latina" 2010 da empresa Ibero Cruzeiros.

Premiações do casal:
1º lugar na etapa São Paulo da competição Internacional de Salsa -Salsa Open - 2006.
3º lugar na etapa Brasileira da competição Internacional de Salsa - Salsa Open - 2006.
5º lugar no World Salsa Open 2007 - Puerto Rico
7º lugar no World Salsa Open 2008 - Puerto Rico
6º lugar no World Salsa Open 2009 - Puerto Rico
8º lugar no World Salsa Open 2009 - Puerto Rico